Quando precisamos ou desejamos publicar um anúncio em um Jornal de Grande Circulação, nos sentimos com muitas dúvidas em relação ao passo-a-passo que devemos seguir.


Muitas vezes temos que atender uma solicitação para Publicação Legal por parte de Órgão Competente solicitante ou uma Publicação de interesse da Empresa, Negócio, Prestação de Serviços, entre outros interesses e atividades, que muitas vezes são necessárias essas Publicações em Jornais de Grande Circulação.

Aqui indicamos para Você os passos e Você não terá dificuldades para publicar seus anúncios em Jornal de Grande Circulação em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Passo #1 : Em qual Jornal de Grande Circulação publicar ?

Com uma simples pesquisa no Google, você encontrará um Jornal de Grande Circulação para Publicar seu Anúncio. Sugerimos que além da busca no Google, você deverá levar em conta a necessidade de sua Publicação, considerando a circulação do jornal se é nacional, estadual, municipal ou simplesmente local. Pense também na colocação e no custo do anúncio. Após esses cuidados, você estará pronto para escolher em qual Jornal fará a publicação do anúncio.


Passo #2 : O tipo do Anúncio

É importante também você saber que para fazer sua publicação, existem diversos tipos de anúncios, como por exemplo:
Abandono de Emprego,
Extravio de Documentos (Extravio de Notas Fiscais, Extravio de Livros Fiscais, Extravio de Alvará, Extravio de Diploma, etc),
Editais Judiciais (Citação, Notificação, Intimação, Conhecimento de Terceiros, Praça, Leilão),
Licença Ambiental dos Municípios
Licença Ambiental INEA (Estado do RJ)
 Licença Ambiental SMAC/ SECONSERMA (Município do RJ)
Convocações, Convocação de Assembléia,
Atas, Ata da Assembléia,
Balanços
Relatórios
Extratos de Contratos
Comunicados,
Declarações,
Publicações exigidas pela Lei 6.404/76 , que dispõe sobre Sociedade Anônima
Classificados Oportunidades de Empregos
Classificados de Imóveis
Classificados Negócios
Institucional, Produtos, Serviços
Avisos Religiosos e Fúnebres
Outros


Passo #3 :
Qual Caderno Publicar – Caderno Noticiário ou Caderno Classificados

Muitos Jornais de Grande Circulação já definem em qual Caderno o Anúncio poderá ser publicado, principalmente se for anúncio de Publicidade Legal (Exigida a publicação por Lei) ou Jurídica (Editais Judiciais).
Porém alguns Jornais dão a liberdade ao Anunciante de escolher em qual Caderno Publicar. Nesse caso tudo fica mais fácil pois você estará decidindo, dependendo do tipo do anúncio, a colocação mais barata, mais em conta, se for o caso.

Uma observação importante também deve ser considerada na hora de você decidir em qual Caderno Publicar o anúncio.  Muitas vezes por decidir o anúncio mais barato, a responsabilidade na decisão da colocação da publicação de anúncios nos Cadernos dos Jornais de interesse é exclusivamente do Cliente/Anunciante. Para sua decisão na colocação da publicação de anúncios nos Cadernos dos Jornais de interesse, sugerimos checar no seu estado/município se o jornal escolhido para publicação, circula completo com todos os Cadernos ou quais Cadernos que circulam, pois por uma questão de logística, alguns Cadernos não circulam junto com o Caderno Principal, o que poderá prejudicar a Publicação. Uma checagem junto às Bancas de Jornais será sempre uma boa decisão.


Passo #4 : O Tamanho e Dias para Publicar Anúncios

– Quanto ao Tamanho
O tamanho dos anúncios é definido pelo número de colunas de impressão que tem a diagramação técnica do jornal e a altura do anúncio em centímetros . O jornal “grande”,  que é chamado de Standard , tem 06 colunas de largura de impressão e o jornal “pequeno”, que é chamado de Tablóide , tem  05 colunas de largura de impressão. As colunas tem suas respectivas medidas acumuladas.

– Quanto aos Dias
Os dias considerados para publicação são: Dias úteis (Normalmente de 2ª à 6ª feira, excepcionalmente alguns jornais consideram de 2ª à Sábado), Sábado e Domingo.  Para publicar os anúncios, o tamanho do anúncio, o dia da publicação (Normalmente aos Domingos a publicação é mais cara), a colocação/caderno do anúncio, entre outros fatores, interferem no valor final do anúncio para publicação.


Passo #5 : Produção da Arte, ou seja, o Material para impressão do anúncio

Em relação a produção da arte, ou seja o material para publicação do anúncio, poderá ser feita pelo anunciante ou pelo jornal. Os materiais de traços (só escrito) na maioria das vezes é produzido pelo próprio jornal . Os materiais mais elaborados (com fotos, efeitos, etc) são produzidos pelo anunciante ou por empresas gráficas, de publicidade, com as informações técnicas fornecidas pelo jornal.


Passo #6 :
Para Publicar o Anúncio após decidido o Jornal de Grande Circulação

Já decidido em qual Jornal de Grande Circulação publicar o seu anúncio, envie um email ou  ligue para o jornal escolhido, fazendo um contato para solicitar um orçamento sem compromisso. Você já sabe que o valor do anúncio dependerá do tipo do anúncio, do caderno, da colocação, do tamanho do anúncio e o dia que será publicado.

Sucesso e boa sorte com seus anúncios!!!

Fonte: Colaboração site www.parapublicaranuncios.com.br